Plano Curricular

PLANO CURRICULAR 

Celebração da Graduação CMALA

 

O Plano curricular do Curso é constituído por um conjunto de disciplinas agrupadas em três componentes de conhecimento: Sócio-cultural, Científica e Técnica, Tecnológica e Prática. 

PROGRAMA NACIONAL DE INSERÇÃO PROFISSIONAL 

Com o objectivo de assegurar o rejuvenescimento dos quadros das administrações municipais e comunais, sobretudo para suprir a gritante carência de quadros a nível local, o Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) criou o Programa Nacional de Inserção Profissional. 

No cumprimento deste programa, o IFAL tem vindo a enviar os alunos do CMALA à todos os municípios do país com o objectivo de proporcionar aos mesmos a necessária simbiose entre a teoria e a prática.  

Objectivos: 

  1. Assegurar que o Curso Médio de Administração Local e Autárquica se transforme num viveiro de quadros para Administrações Locais e futuras autarquias. 
  2. Assegurar a familiarização dos alunos do CMALA com as administrações municipais, os futuros locais de trabalho, 
  3. Assegurar a empregabilidade dos alunos do CMALA na Administração local do Estado. 

Resultados esperados:  

  1. Ingresso na função pública dos alunos do Curso Médio de Administração Local e Autárquica.  
  2. Todas as Administrações Municipais possam contar com técnicos médios a que se seguirá no tempo oportuno a mesma lógica para as administrações comunais. 
  3. Rejuvenescimento das administrações municipais e comunais do Estado.

Implementação: 

O estágio profissional é gradual e organizado por um período de 4 (quatro) anos. 

Anualmente, durante as férias, o aluno irá trabalhar em regime de traning on job, na Administração Municipal que escolheu, tendo em vista, em médio prazo, a sua inserção profissional e a curto, a aprendizagem tendo em conta a realidade que irá enfrentar. 

PNIP é desenvolvido em dois momentos: 

1º Momento: Estágios de inserção profissional – visa promover a aproximação do aluno ao município, futuro local de trabalho, com vista a sua familiarização com a Administração Municipal, seu funcionamento e organização na prática. Os estágios acontecem num período de cinco dias durante as pausas pedagógicas, nas três primeiras classes do curso. 

Este primeiro momento acontece da seguinte forma: 

  • 10ª Classe: Primeiro contacto com o município escolhido. Visa iniciar o processo de conhecimento do município e da Administração Municipal.  
  • 11ª Classe: Início de realização de trabalho on job. O aluno começa a realizar trabalhos administrativos sob o acompanhamento de um funcionário da Administração. 
  • 12ª Classe: Para além do trabalho on job, os alunos devem apresentar um relatório analítico comparativo entre a realidade e os ensinamentos escolares.  

2º Momento: Inserção na vida activa – visa garantir a introdução do aluno do Técnico Médio de Administração Local e Autárquica na vida activa como funcionário da Administração Municipal do município previamente escolhido. 

Neste momento, o Ex-aluno do CMALA beneficia de uma acção de capacitação técnica específica e de uma advocacia do IFAL para ser enquadrado como funcionário ou agente administrativo da Administração Municipal ou Comunal. 

Termo de compromisso

O aluno deverá assinar um termo de compromisso, colocando-se à disposição do Município escolhido após a conclusão do curso. 

Processo complementar

O Programa Nacional de Inserção Profissional inclui também o processo complementar de aprendizagem. Trata-se da formação de um grupo teatral, grupo de dança, grupo Coral, compostos inteiramente por alunos, cujo papel é a divulgação de boas práticas, tanto ao nível do desempenho e comportamento das Administrações, como dos cidadãos através de peças de teatro, como a sua posterior gravação em mídia eletrónica.